
Joanne Rowling nasceu em Chipping Sodbury, Gloucestershire, em 31 de Julho de 1965, mas foi com o nome de J.K. Rowling que ela se tornou internacionalmente famosa em 1997 com o lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeiro livro da série de sete que se tornou uma febre mundial.
J.K. se formou em Francês na Universidade de Exeter, e tornou-se professora em 1987. Em 1990, quando completou 25 anos, o personagem que mudaria sua vida, Harry Potter, surgiu em sua cabeça pela primeira vez. Ela estava dentro de um trem na estação Kings Cross, em Manchester. O trem estava com problemas mecânicos, e a viagem acabou atrasando quatro horas.
"Harry estava lá. Os alunos do castelo de Hogwarts estavam lá. A cicatriz de Harry estava lá. Foi muito estranho. Era como se me dessem uma pequena informação, e eu tivesse que correr atrás do resto". É claro que Potter foi o primeiro personagem a surgir: "Harry veio primeiro. Não sabia que era um bruxo, mas como ele não sabia? E, o que é muito estranho, ele tinha aquela marca na testa, mas eu ainda não sabia o que aquilo significava" - explica a autora.
Em 1991, quando estava em um pub, ela pensou como esportes podem unir as pessoas, e criou o quadribol. "Eu me diverti muito criando as regras. Ainda tenho o caderno em que escrevi tudo e fiz os diagramas". Um dia, ela viu num jornal que estavam precisando de professores de inglês em Portugal. Após ter sido aprovada para o cargo, ela foi para a cidade do Porto, onde lecionou seu idioma para pessoas entre 8 e 62 anos. Ela não teve dificuldade em se adaptar ao local, e aproveitava o tempo livre antes das aulas noturnas para colocar no computador tudo que vinha à sua cabeça relacionado a Harry Potter. Foi no Porto também que a escritora conheceu o jornalista português, Jorge Arantes, que é o pai da sua filha Jessica Rowling Arantes, nascida em 1993.
Em 1996, Rowling voltou à faculdade para poder receber a qualificação de professora. Enquanto isso, ela digitava numa velha máquina de escrever as 90 mil palavras de Pedra Filosofal e lecionava francês em um colégio local. Em 1997, após ter sido rejeitado por uma dezena de editoras, a Christopher Little Literary Agency aceitou publicá-lo e o ofereceu à editora Bloomsbury. Porém a editora sugeriu a Joanne que usasse iniciais na capa dos livros de Harry Potter - pensando que alguns rapazes poderiam ter preconceitos em comprar um livro escrito por uma mulher. Como tinha apenas um nome próprio, ela escolheu para segundo nome o nome da sua avó favorita, Kathleen.
Em fevereiro de 2004, Rowling estava listada pela revista Forbes como detentora de uma fortuna de 576 milhões de libras esterlinas, o que faz dela uma bilionária e a primeira pessoa na história que se tornou bilionária por escrever livros. É a mulher mais rica do Reino Unido.
De lá para cá, Rowling escreveu um sucesso atrás do outro, todos ligados a série Harry Potter. Em 16 de julho de 2005 foi lançado o sexto livro da série, com o nome Harry Potter and the Half-Blood Prince. ("Harry Potter e o Enigma do Príncipe"), que dividiu opiniões sobre alguns personagens e levantou a grande questão: será que Rowling poderá matar seu protagonista? A resposta chegará em 21 de julho desse ano, com o lançamento do sétimo e último livro da série, Harry Potter and the Deathly Hallows. A versão brasileira intitulada "Harry Potter e as Relíquias da Morte" chegará às livrarias em 10 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário